Olá, costureiras. Você sabe que existe mais de um tipo de modelagem?
São basicamente dois principais tipos de modelagem: a Bidimensional e a Tridimensional. E a partir destes encontramos outras ramificações.
Mas antes de começar, preciso te orientar melhor sobre o significado destes dois termos.
Um objeto Bidimensional leva esse nome por ter apenas duas dimensões, que são altura e largura. Como um desenho em um papel, por exemplo. Ou ainda a imagem que passa em nossa televisão.
Já o objeto Tridimensional é o que possui 3 dimensões: altura, largura e profundidade. E como demonstração, temos a percepção de todos os objetos ao nosso redor. Por exemplo, nós, seres humanos, também somos considerados tridimensionais.
Para esclarecer melhor o tema deste post, vou demonstrar onde cada termo se aplica à nossa profissão, que é o nosso interesse aqui nesse blog, explicando melhor sobre os tipos de modelagem: a Bidimensional e a Tridimensional.
A modelagem tridimensional, também é chamada de Moulage ou Drapping, e consiste na construção do molde ou da peça diretamente no corpo ou em um manequim específico para isso. Este manequim é acolchoado e permite o uso de alfinetes para fixação do material utilizado.
Já a modelagem bidimensional, também é chamada de modelagem plana e é o foco principal do projeto costura que cura. É a maneira de modelar passando as medidas do corpo para o papel, interpretadas através de cálculos e traçados com réguas. Como já dissemos anteriormente neste blog, existem alguns tipos diferentes de métodos para isso e você pode escolher o que mais se adequa à sua realidade e objetivos.
No próximo post irei me aprofundar um pouco mais no tema, explicando mais dois tipos, sendo estas varições da modelagem plana. São os moldes Simétricos e Assimétricos.