Olá costureira… vamos pra mais um assunto de muita utilidade pra quem quer se aprofundar mais sobre modelagens.
Você sabe que no método utilizado pelo Costura que Cura a construção das modelagens é feita por etapas?

Sim, são alguns caminhos que devemos percorrer se desejarmos ter o molde ideal para uma peça perfeita. E hoje explicarei cada uma destas etapas.

As etapas deste processo são: O molde base, O molde de trabalho ou interpretado e o molde para corte.

MOLDE BASE

Principais etapas para a construção de moldes
Construção de Molde Base

Essa etapa é a mais importante do processo, pois é aqui que iremos utilizar as medidas da cliente ou da tabela para representar no papel, de maneira bidimensional, o formato do corpo. Qualquer erro de interpretação ou de cálculo terá consequência nas próximas etapas e podem comprometer o resultado final da peça.

Costumo comparar os processos da modelagem ao projeto de uma casa. Tem que ter cuidados e planejamento. Não é um processo simples, mas é o que garante o diferencial da qualidade.

Acredito que para ser um profissional completo, saber modelar é fundamental, pois traz autonomia ao profissional. Existem diversos métodos e todos exigem muito esforço e prática. Não há outro meio de aprender se não tentando, errando e tentando de novo, até acertar. A modelagem é criada ainda no papel, então não precisamos ter medo de fazer quantas vezes for necessário até que seja uma tarefa natural.

Moldes INTERPRETADOS ou molde de trabalho.

É a segunda etapa do processo e é nesse momento que podemos planejar os detalhes da peça, de fazermos as marcações e modificações de acordo com o modelo pretendido após finalização.

Principais etapas para a construção de moldes

Na imagem temos o exemplo de parte da interpretação do corpo de um blazer. Nessa parte já está calculada as folgas e recortes. Também podemos colocar gola, bolsos e o que mais quisermos.

Uma dica legal aqui é sempre fazer uma cópia do molde base e não o original, pois as vezes é preciso mais de um papel até chegarmos ao resultado esperado. Assim não é preciso ficar sempre calculando novas bases. 

Molde para CORTE.

Depois de fazer o molde base, copiar ele e interpretar de acordo com o modelo que você quer ver pronto, chega a hora de separar as partes que serão recortadas no tecido.

Principais etapas para a construção de moldes

É como um quebra cabeça, todo cheio de peças, que após costurado, dará forma à peça que você imaginou desde o início.

Nesta etapa é muito importante que você sinalize todas as marcações dos pontos que devem se encontrar, pences e piques, margens de costura se preferir. Também é importante colocar os nomes da peça, referência, número de vezes que a peça será cortada, fio do tecido. Enfim, todas as informações necessárias para identificar a peça sempre que precisar utilizar.

O intuito desse post sobre etapas para a construção de modelagens é demonstrar a importância de estudar e praticar sempre. Tornar-se um profissional completo, sem depender de moldes prontos, pode ser a chave que falta para o sucesso profissional. Conseguir interpretar qualquer tipo de corpo e modelar peças exclusivas sem preocupações é uma libertação.

Espero que tenham gostado.

Obs.: Estas informações e imagens são parte integrante da Apostila de Modelagem para Blusas.
Este material pode ser adquirido por um valor de R$29,90 e está disponível neste link.