O modelista profissional é o “engenheiro” da moda.

Hoje falaremos deste profissional que é pouco visto e falado, mas que tem total influência na moda. O modelista profissional é considerado o “engenheiro” da moda, pois assim como o engenheiro calcula e projeta casa e prédios, é o modelista quem planeja toda a construção das peças e torna possível a produção de qualidade das roupas que vemos por aí.

Em qualquer negócio de moda é essencial oferecer produtos de qualidade. A vestibilidade de cada peça, a escolha de bons tecidos e outros materiais, ter repertório de acabamento, são tarefas que demandam conhecimento técnico e alguma prática.

Cabe ao modelista analisar o desenho detalhadamente para a criação da modelagem. Ele observa os recortes, curvas, pences e folgas do modelo pretendido, para então definir a aplicação da técnica mais adequada à construção do molde e obter um produto que seja fiel à ideia inicial, tal como a criação ou foto a ser reproduzida.

Este profissional deve ter um conhecimento bastante abrangente. Entender das medidas do corpo humano, técnicas de costura, elaborar ficha técnica do produto, conhecer os diversos aviamentos e entender a composição, o caimento e as demais características dos tecidos, devendo estar sempre atualizado com o mercado têxtil.

O modelista é responsável desde o cálculo da modelagem, passando por todas as etapas do processo produtivo, até as alterações finais no molde, quando necessário, para que então a peça vá à produção, que pode ser em série ou não. E ainda, após finalizada, verifica se tudo correu como o esperado.

Seja o modelista do seu ateliê

Mas se o seu ateliê é pequeno, deve estar pensando em como fazer pra ser possível ter um profissional que faça tudo isso em sua empresa. Calma, não se desespere! Esse profissional pode ser você…

Claro que ter uma formação acadêmica é muito legal e traz uma bagagem de conhecimento técnico muito rica. Porém sabemos que existem muitas profissionais maravilhosas que passam a vida toda trabalhando com isso e adquirindo suas experiências na prática. Nenhum conhecimento pode ser desperdiçado, tudo tem valor. E mais… tudo pode ser melhorado.

Enfim, se você já tem ateliê, pode estar precisando apenas de uma reciclagem. Ou se pretende ainda entrar neste mercado, há ótimas opções de cursos na área que podem ser o início da sua caminhada. O Costura que Cura oferece um método de modelagem plana feminina com ótima didática de aprendizagem.

Aqui tem um vídeo que gravei há um tempo, da série sobre organização de ateliê, onde falo mais sobre o modelista como profissional.