Olá costureiras, modelistas e apaixonados por esse mundo maravilhoso da criatividade. =)
Depois de tantos dias longe, eu apareci. E hoje trago informações importantes.

Todos que acompanham a página do face ou que leem o que escrevo por aqui, sabem o quanto eu sonho em espalhar a profissão e ajudar as pessoas a se aperfeiçoarem na modelagem, pra poderem produzir com mais assertividade e qualidade. Pois bem.. ando nessa empreitada de colocar meus conhecimentos técnicos de modelagem em uma apostila e está sendo um pouco mais lento do que eu esperava e gostaria. Mas isso não é algo ruim, pois tenho mais possibilidades de interagir com vocês e entender parte da realidade da profissão.

Muitas pessoas entram em contato comigo pelo Facebook, pra compartilharem suas dúvidas específicas sobre modelagem. Porém, o que mais me chama atenção é a quantidade de colegas de profissão que estão desanimadas e por vezes, até depressivas com a rotina. Converso com tantas e identifiquei alguns pontos em comum entre todas. Muitas sabem produzir com qualidade e técnica, mas tem uma grande dificuldade em organizar o ateliê. Não apenas o espaço físico, mas a rotina como um todo. Então, como sou muito intensa e gosto mesmo é de mergulhar de cabeça, fiquei pensando no que poderia fazer pra ajudar essas pessoas.

Me identifiquei tanto com elas, me vi em tantas situações que passei no meu ateliê, até que conseguisse colocar tudo em ordem. E por mais que pareça bobagem, uma coisa é certa. O nosso ambiente é reflexo de como estamos por dentro. Se nosso ateliê está bagunçado, certamente nossas emoções e pensamentos também devem estar. São tantas inseguranças né?!

Quando consegui meu negócio próprio, achava que saber modelar e costurar ia garantir meu sucesso. Mas o banho de água fria foi grande. hahahahahaha
De um dia pro outro me vi no meu maior sonho e também pesadelo. Não dava conta de tantos afazeres e meu espaço era até vergonhoso, de tanta bagunça. Fazia roupas lindas, mas deixava a desejar em todo o resto. Via que as clientes não se sentiam a vontade, além de não acreditarem no resultado do meu trabalho. Eu não tinha credibilidade alguma agindo daquela forma e as encomendas foram caindo. Acho que sabem bem o que é esse desespero né? não conseguia entender o porque, já que era formada, tinha todo o conhecimento técnico.. e mesmo assim as coisas não andavam.. Fui ficando depressiva, desanimada. Levei tempo até colocar as idéias em ordem, perceber o caminho que deveria tomar e, assim, organizar a minha rotina. E olha, vou dizer pra vocês uma verdade, as vezes começar essa organização externa é o caminho pra nos organizarmos também internamente.

Bom, estou sempre disposta a ouvir aquelas que me veem como uma amiga para desabafar, mas além disso, quero trazer soluções práticas. Já que não posso curar as dores de todas em seus assuntos pessoais, vou fazer a minha parte, como o nome desse projeto sugere e ajudar a curar pelo menos as dores da profissão. Então resolvi montar um material onde falo um pouco das dificuldades que passei na rotina do meu ateliê e como resolvi essas questões. Por isso vocês vão ver muitos posts direcionados a esse assunto por um tempo, porque percebi que não adianta saber produzir se todo o resto estiver em deficiência. Assim como também não adianta ter o ateliê mais lindo, sem produtos de qualidade. As duas coisas andam lado a lado.

Criando uma forma de trabalhar adequada ao serviço que eu oferecia, eu conseguia produzir mais, ganhar mais e o principal, não me sobrecarregar.

E são esses atalhos que quero passar pra vocês. Trazer um visão mais ampla de algumas situações que, muitas vezes, a própria rotina nos impede de enxergar. E não é nada miraculoso não.. são passos simples, mas que trarão vocês pra uma realidade de auto confiança, por saberem que estão dando o melhor de si até nos pequenos gestos. Afinal, a vida é cheia deles. São os pequenos gestos que promovem as grandes conquistas.