Para que servem as pences? Como calcular corretamente? Esse post traz os esclarecimentos que você precisa sobre o assunto.

Olá, costureiras. Tudo bem?
Para que servem as pences?Vamos entender um pouco mais sobre as pences e suas funções?

O corpo feminino tem muitas curvas e para acomodar melhor esses volumes precisamos fazer “pregas”. Essas pregas tem o nome de PENCES e servem para ajustar e dar forma ao corpo. Mas também podem ser usadas, estrategicamente, para compor algum detalhe no modelo escolhido.

Primeiramente temos a representação de um molde base da blusa, com suas pences fundamentais, na cor laranja, ou seja, aquelas que calculamos já na construção da base. Temos também, em vermelho, as linhas que representam as possibilidades de transferência destas pences.

São muitas as possibilidades de transferências de pences. O que você precisa saber é que o ponto de partida, no molde de blusas, será sempre o ponto do busto.

Nas imagens seguintes temos os exemplos das principais transferências. O que devemos notar é e que para transferir as pences de um lugar a outro, sempre devemos fechar uma para abrir outra.

A primeira demonstração é a pence horizontal. Transferimos e eliminamos o espaço calculado na cintura para deixar a pence do busto mais profunda.


Já o segundo exemplos é o da pence Vertical, que ao contrário da primeira demonstração, eliminamos o espaço do busto e aprofundamos a pence da cintura.


O terceiro e último exemplo de hoje é a chamada pence Diagonal. Eliminando os dois espaços calculados no molde base, podemos abrir uma linha diagonal que inicia na lateral da cintura em direção ao ponto alto do busto.

As pences, além de seu formato comum, costurado na própria peça, pode aparecer em forma de recortes. Próximo post eu explico melhor sobre esse assunto e mostro os principais tipos utilizados.